Ao retornar da CERSAIE, maior feira internacional de revestimentos cerâmicos localizada em Bologna, Itália. Percebemos o mercado mudando sutilmente em tendências de decoração, hoje quase todas as fábricas no mundo trabalham com decoração em inkjet digital com resolução plena em HD, algo que não é diferente da Pamesa.
Atualmente é notável a mudança que consiste em agregar texturas, relevos e contrastes para obter efeitos ainda mais reais, tais como efeitos em 3D, sobreposições estratégicas de cores para obter maior profundidade e realidade ainda mais verídica com relevos pronunciados e micro texturas.
Todos os fabricantes internacionais de mercados produtores reconhecidos, tais como Itália, Espanha, Turquia e o Brasil, continuam desenvolvendo madeiras, cimenticios e mármores.
Mas, algumas poucas inovações foram apreciadas na mão de grandes consórcios Italianos com imitações de gesso, papel de parede texturizado, quartzitas e ardósias.
Os formatos especiais como o hexagonal, tijolo e corte retangular continuam em plena evidência, preferivelmente em cimenticios, amadeirados de cores frias ou cores lisas.
Também constatamos muito desenvolvimento em caravistas de encaixe imitando tijolo, madeiras e alguns óxidos.
Como sempre este salão de exposição representa para Pamesa um patamar de encontro entre desenvolvimento de produtos, tendências para o próximo ano a vir e layouts de estandes e identidade visual. O evento foi muito corrido, pois quem conhece sabe a magnitude da área ser percorrida. Retornamos cheios de ideias, opções de mudanças e novos desafios para o ano a vir.
Desde já começamos os planejamentos arquitetônicos para Revestir 2016 e nosso departamento de design continua planejando as novidades a serem introduzidas.