O Mercado Externo da cerâmica em crescimento e os desafios da Pamesa para 2016

Segundo os dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (ANFACER), em 2014, o Brasil exportou para mais de 100 países, totalizando 69,2 milhões de metros quadrados. O número é equivalente a uma receita de U$$279,8 milhões. O valor é maior do que os números de 2013 e para entender um pouco mais sobre esse crescimento o nosso colaborador, Caio Cintra, explicou a perspectiva da Pamesa para este crescimento e quais os desafios para 2016.

Caio, esclareceu, basicamente como é trabalhar na área de comércio e exportação da Pamesa. “Atuar nesta área é ser o cartão de visitas da Pamesa em muitos aspectos, como participar de feiras e de eventos deste segmento de mercado, apresentar novos produtos, buscar novos mercados e parceiros como também oferecer ao nosso cliente o que nós temos de melhor. Uma etapa importante é ter em conta a necessidade do cliente no momento da compra, todo o processo da exportação, que tem suas peculiaridades para cada país, e também no pós-venda”, explicou. “Para isso, nossa equipe está sempre atenta para observar e acompanhar todos os passos até seu destino,” completou.

De acordo com Caio, a Pamesa vem se consolidando no mercado com um produto distinto. “O que nos diferencia e nos deixa na vanguarda é justamente o nosso mix de produtos, e as possibilidades que a gente tem, com formatos inovadores – únicos aqui, no mercado Latino-americano, além do desenho e da qualidade dos produtos frente à concorrência local e também do mercado internacional”, afirmou ele.

O Brasil é um dos cinco exportadores de cerâmica e porcelanato do mundo. “Estamos bem posicionados no mercado, principalmente na América Latina e pelo fato de termos produtos de processo de produção em via úmida”, destacou. “A Pamesa está presente em mais de trinta países, sempre buscando expandir para outros horizontes”, acrescentou ele. “Nossa missão é oferecer aos lares de milhares de pessoas das mais diversas culturas a melhor e mais bela solução em revestimento e pavimentos. Levamos a Pamesa do Brasil para o mundo”, ressaltou Caio.