Pisos para áreas externas cobertas e não cobertas

Existem duas classificações de produtos para área externa:com e sem cobertura. Para a produção desse tipo de produto é necessário ter o controle do que chamamos coeficiente de atrito. A medição dele é feita por um equipamento chamado Tortus.

A área sem cobertura precisar ter antiderrapante por causa das intempéries do clima. O coeficiente de atrito dos produtos para essa área tem que ser maior ou igual a 0,7. A antiderrapância é dada por dois fatores: a adição de granilha ou de um produto químico após a queima do revestimento. Já os produtos para áreas cobertas, não necessariamente precisa ter um coeficiente de atrito alto, ele tem que ser maior ou igual a 0,4.

A classificação usada pela Pamesa é encontrada nas embalagens dos produtos. Pisos para área externa coberta, que tem antiderrapante mais leve,  são classificados como L3. O Canyon e o Istambul são exemplos de revestimentos próprios para essas áreas. E os produtos como o Traffic e o Pier, recomendados para área externa descoberta, são classificados como L4.