Nossa designer, Grisela Gonzales, esteve na Feira Cersaie 2016, em Bolonha, na Itália. Ela contou sua impressões e quais as tendências predominantes.
1) Qual a importância da feira Cersaie no mercado de revestimentos para arquitetura e construção?
Cersaie é a maior vitrine internacional do setor cerâmico. E é aqui onde a cada ano todos os profissionais do setor se encontram, convertendo-se assim na principal fonte de tendências da área.
2) Quais as suas impressões da edição 2016?
A feira deste ano 2016 me deu a impressão de que, cada vez mais, as fabricantes estão em um mesmo nível. Graças aos avanços das novas tintas digitais com efeitos, sai na frente quem mais investe em novos campos de investigação.
3) Que tendências predominaram no evento? Que inspirações você trouxe na mala?
Uma das principais linhas de tendência que pudemos ver este ano, com muita força, foram as impressões inspiradas em tecidos.
Os tijolos são outra tendência que começou tempo atrás, mas este ano foi a sua consolidação. Sempre combinando com bases de maior formato, com diferentes acabamentos, monocromáticos, brilhos e mates, com ou sem efeitos envelhecidos, oferecendo uma grande versatilidade no ambiente.
Os amadeirados continuam em alta, mas este ano de uma maneira muito diferente, em “padrão chevron” (zig zag), uma tradição muito antiga recuperada pelos maiores decoradores, e sempre com cores neutras.
E por último, não podemos nos esquecer das pedras. Seja misturadas com cimentos, ou com bordas mais marcadas, elas sempre estão presentes. A novidade dessa tendência neste ano é que os tons foram mais acinzentados e quentes.